O tapete, peça decorativa e, na maioria das vezes, funcional, tem sua história datada, aproximadamente, em 500 a.C., originada no Irã, usados exclusivamente para proteger o corpo e se abrigar contra o frio.
Inicialmente eram confeccionados com materiais naturais, como lã e algodão, que eram facilmente encontrados na região. Hoje em dia, podemos encontrar tapetes dos mais diversos materiais, indo do sintético ao couro, diferentes técnicas de tecelagem, cores e com funções para cômodos distintos, como cozinhas, banheiro, corredores e, principalmente, salas.
São ótimos complementos dos ambientes, mas alguns tapetes são tão exuberantes e podem se tornar a peça principal da sua sala.
Se você tem decoração e móveis neutros, um tapete para sala colorido pode deixar o ambiente mais interessante.

Na parede e no piso, da MOOOI
Combinado com outros pontos de cor, como vasos e almofadas, são itens fáceis de serem trocados caso você goste de variar sempre.
Mas se a decoração que agrada é a marcante, opções neutras e suaves de tapete para sala não faltam. São muitos os modelos de tapetes para sala que podem compor este ambiente.

Assinado por Vivianne Westwood, para The Rug Company
Alguns cuidados devem ser observados para encontrar o tapete ideal.
Se tem pessoas alérgicas na sua casa, prefira os que tem tramas mais fechadas, sem pelos, que vão acumular menos pó e facilitar a limpeza. Há também modelos com anti-ácaros e anti-alérgicos.
Se a casa conta com a presença constante de crianças ou animais, prefira tons mais escuros que tendem a manchar menos se alguma sujeira inesperada aparecer.
Na sala de estar é possível abusar no tamanho, abrigando a maior parte dos móveis, centralizando a decoração.
Na sala de jantar, muitas pessoas gostam de colocar um tapete redondo sob uma mesa redonda, uma solução meio óbvia demais mas que funciona se a escolha for bem feita.

No ambiente criado por Ivâ Guimarães, o Kilim Moroccan azul marinho é o destaque no quarto do casal.

Projeto NOP Arquitetura – Foto Rê Freitas
Adaptáveis a qualquer tamanho de ambiente, eles são um coringa na decoração. Super práticos, ficam bem inclusive sobrepostos a outros tapetes, uma situação que vemos cada vez mais.
Permite aproveitar antigos tapetes que talvez não estejam de acordo com as regras tradicionais de tamanho.
Com a sobreposição de tapetes, você pode continuar usando seu adorado tapete combinado com outro ou outros tapetes. Assim o problema do tamanho será resolvido e você terá uma decoração linda e com um efeito inesperado.
Mas não esqueça, na hora de fazer a sobreposição, escolha modelos que tenham harmonia entre si e também com o restante da decoração do ambiente.

Paola Ribeiro usou 3 tapetes sobrepostos no seu ambiente da CasaCor Rio 2016

Predominando o azul.

Azul e lilás

Esse branco redondo valorizou a poltrona



Todos da By Kami


Coleção Sari, da Botteh Tapetes.
Os famosos saris indianos, nome do traje nacional das mulheres da Índia, chegam ao mundo dos tapetes.
Confeccionada a partir de seda reciclada dos trajes usados no país, a nova linha Sari, da Botteh Tapetes, se destaca pela riqueza de detalhes, assim como tudo o que envolve a decoração e a vestimenta indiana.
Além disso, são sustentáveis, uma vez que as peças usadas seriam descartadas.



Zebra, Hindi e Franja, todos da Tok&Stok


Transparência, da designer Regina Kato, encontrado na Fernando Jaeger.
Retangular (da década de 1960), executado pela Tecelagem Santa Helena, design Joaquim Tenreiro, na Passado Composto Século XX.


Para ser usado em piqueniques da Fatboy, encontrado na LzStudio
Antron, assinado pelo design Alfredo de Oliveria para a Punto e Filo, encontrado na Phenicia Tapetes.