A Mostra Be Brazil é o maior evento brasileiro de inovação e design que acontece anualmente em Milão durante a maior Design Week do mundo.

O objetivo do evento é promover o relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros com o mercado nacional e internacional

Peças de 60 empresas brasileiras vão compor a Mostra Be Brasil, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reunindo desde criações artesanais até a produção realizada em sintonia entre designers e grandes indústrias.

A exposição Be Brazil vai apresentar produtos que destacam os principais atributos do design brasileiro: criatividade, inovação e sustentabilidade. Uma mistura de criações de designers já reconhecidos em premiações internacionais e peças de novos talentos estará representando a indústria brasileira de mobiliário, iluminação, rochas e cerâmicas.

O cuidado com a sustentabilidade, por exemplo, está presente no uso de madeiras de fontes certificadas e peças que associam diversos materiais recicláveis, que trabalhados de forma inusitada, comporão uma narrativa do design brasileiro.

O projeto cenográfico inclui um ambiente de imersão no Brasil, revestido de espelhos que refletem as colunas do Palácio da Alvorada, de autoria de Oscar Niemeyer, e paredes com desenhos de azulejos impressos de Athos Bulcão, característicos da arquitetura moderna brasileira, reconhecida internacionalmente.

A mostra Be Brazil faz parte do evento Interni Material Immaterial, do Fuorisalone, programação paralela ao Salão do Móvel de Milão (ISaloni).

 

parede ceramica be brazil

A Mostra tem como um dos homenageados o artista e ceramista Athos Bulcão

 

 

Escrivaninha Bossa feira de milao

A escrivaninha Bossa, de Alessandra Delgado Design que homenageia os mestres da marcenaria brasileira dos anos 60, como Joaquim Tenreiro e Jorge Zalzupin.

 

Tora be brazil

Mesa de centro Moaticu, da Tora Brasil, de mobiliário de madeira maciça, do designer da marca, Cristiano Ribeiro do Valle. A peça possui os pés em aço carbono inspirados na ramificação de troncos e galhos e 16 rodelas que se assemelham a copa das árvores produzidas em madeira Pequiá.

 

faher be brazil

Sergio e Jack Fahrer e a Cadeira Toá, premiada pela IdFx.

 

Mesa de centro Dadá de Gisela Simas OPD

Mesa de centro DADÁ, fabricada pela ELON, assinada por Gisela Simas, da OPD – de quem já falamos no blog, clique aqui para ver

 

Vaso Bola, de Carol Gay. na be brazil

Vaso Bola, de Carol Gay.

 

Cadeira Boleia de Rafael Chvaicer

a Cadeira Boléia, de Rafael Chvaicer, feita de couro e madeira. Seu desenho parece deixar assento e encosto suspensos no ar.

 

Cadeira cad Jader almeida na be brazil

Jader Almeida apresenta sua coleção em parceria com a Sollos. A principal coleção da exposição é a CLAD, composta por cadeiras e poltrona com linhas fluidas inspiradas na arte cicládica.

 

Poltrona Mole Sergio Rodrigues, Linbrasil

Em 2017, a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, completa 60 anos de criação. O item, símbolo do design brasileiro, é um dos mais conhecidos do profissional e possui uma história e conceito bem curiosos e interessantes. O designer queria criar uma peça que não fosse nem um sofá e nem uma cama, mas que trouxesse o conforto e a praticidade de ambos. A LinBrasil, empresa criada pela empreendedora Gisèle Pereira Schwartsburd, dedica-se exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues e tem em seu portfólio 56 móveis icônicos do designer.

 

A Florense levará a criação do arquiteto e designer Henrique Steyer,  um dossel de cobre de linhas retas, formadas por tubos metálicos. Detalhe: é possível fazer uma gravação em baixo-relevo na placa metálica que fica na base da estrutura, personalizando o móvel que traduz a realeza contemporânea.

 

O banco “Carambola” do paraibano Sergio J. Mattos, já ganhou prêmios como IF Design e é feito de cordas.

 

Inspirado nas selas de cavalos, o banco “Pônei” de Rodrigo Almeida.

 

O design Brunno Jahara desenvolveu a linha Stacks para a prata St. James.

 

O NDT Design, representado pelo Projeto Raiz,leva para Milão a Cake Stand – conjunto de pratos de bolo feitos de madeira e ferro.

 

Convite do NDT Design .

 

Convite oficial da mostra Be Brazil.

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

Tag: Be Brazil