Cecilia Dale, nome forte da decoração no Brasil, dá suas dicas de como escolher a árvore da Natal.

“Escolher a árvore adequada ao ambiente já é meio caminho andado para fazer uma decoração de Natal lindíssima. Tenho por princípio, nunca usar pinheiros naturais, por motivos ecológicos e estéticos.

arvore de natal montada

Ambientação Cecilia Dale

As árvores naturais sempre acabam morrendo, por maior que seja o balde com terra na base, porque as raízes são cortadas antes da venda.

Para continuar vivendo, a planta teria que ter para baixo, de raiz, a mesma altura que ela tem para cima – o que é impossível de colocar dentro de casa. Ou seja, todo Natal você acaba matando uma árvore.

Hoje já existem cópias perfeitas e lindas de pinheiros canadenses, belgas e californianos, com a vantagem que é possível ajustar os galhos na posição desejada (os naturais sempre pendem com o peso dos enfeites).

E, depois do Natal, é só desmontar e guardar, para usar novamente por muitos e muitos anos. Confira abaixo como escolher a melhor opção para sua casa:

 

Para salas amplas e com pé direito alto:

Para encher o ambiente, a árvore tem que ter quase a altura do pé direito, deixando espaço apenas para um enfeite no topo.

Quando a sala é grande, as árvores mais apropriadas são as de desenho tradicional, com a base bem larga.

Escolha os modelos mais cheios, com o maior número de galhos, para não ficar com o efeito “transparente”, em que o interior da árvore fica aparecendo.

Arvore full: bem cheia e alta

Árvore full: bem cheia e alta

 

Para apartamentos do tipo loft ou com pé direito duplo:

Aqui o pé direito é alto, mas o espaço no chão é restrito. Uma opção mais moderna e descolada é usar uma das árvores invertidas, chamadas de umbrela tree ou árvores guarda-chuva. A base é estreita, mas tem bastante espaço em cima para colocar os enfeites, deixando a decoração rica sem tomar o lugar dos móveis.

Dá para encaixá-la entre dois sofás ou no canto, ao lado do aparador.

arvore de natal invertida

Árvore tipo guarda-chuva

 

 

Para espaços pequenos:

Pra quem quer uma árvore tradicional, mas tem pouco espaço, uma boa solução é a árvore slim, com a base mais magra, mas cheia de galhos do topo a base. Mais econômica, ela ocupa menos espaço e fica bem recheada gastando menos enfeites.

Outra opção é a árvore full menor, que pode ser montada sobre uma mesinha para compensar a altura e cobrir com uma “saia”.”

arvore de natal pequena

Arvore do tipo slim

 

arvore para espaço pequeno

A árvore full em tamanho menor, pode ser colocada em cima de uma mesinha ou encaixada em uma base para ficar mais alta, sem ocupar espaço no chão

 

 

saia para cobrir o pé da arvore de Natal.

saia para cobrir o pé da árvore de Natal.

Todos esses modelos e muitos outros estão na Cecilia Dale

 

Celina Mello Franco e Liliane Abreu

Tags: árvores de Natal

árvore de natal, Cecilia Dale, saia para árvore de natal