Os sócios do escritório carioca MRG Arquitetura, o arquiteto Maurício Rebello e o engenheiro civil Getúlio Evangelista são os autores do projeto de reforma e decoração do apartamento de um casal sem filhos, na faixa dos 50 anos,  localizado em Ipanema.

Trata-se de um projeto de reforma e decoração, considerando revestimentos, iluminação, esquadrias, instalações elétricas e hidro-sanitárias, louças e metais, marcenaria e mobiliário.

Em três meses, sendo um mês de projeto e dois meses de obras, o imóvel antigo teve seu 3o. quarto aberto para ampliação do ambiente social com a criação da sala de jantar.

A amplitude obtida com a reforma é o ponto alto desse projeto.

Sala de Jantar no projeto MRG de Mauricio Rebello e Getulio Evangelista

Acesso social por living, sala de jantar (antigo 3º quarto), circulação intima com acesso para despensa, cozinha, dois quartos e banheiro. Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio.

O objetivo era manter ambiente de tons neutros e que “conversassem” entre si.

A partir da madeira bem presente nos móveis, no piso e na parede de lambris, foi feita uma opção pela utilização da cor branca, que na parede da sala de jantar aparece com relevo 3D do porcelanato, em harmonia com as paredes de cimento queimado, dando uma linguagem mais contemporânea ao ambiente.

Sala de jantar da MRG com revestimento da linha cubic da Eliane Revestimentos

Mesa de jantar E Aparador da proprietária, com revitalização  – Luminária pendente: DIMLUX – Revestimento da parede: Linha Cubic, da Eliane Revestimentos –  Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

Algumas peças foram aproveitadas da moradia anterior.

O mobiliário da sala de jantar, sofá e poltronas da sala de estar, e o conjunto da mesa de jogos já eram existentes do antigo apartamento. Foram revitalizados e postos novos estofados. Eles eram datados da década de 70, que hoje tem o estilo bastante revisitado pela arquitetura e decoração.

Considerando o mobiliário que já pertencia aos clientes, os demais a serem utilizados deveriam estar em sintonia com estes. Mantivemos a madeira como elemento principal, em peças vazadas e pontuando cores mais fortes na poltrona Zanini de Zanine, almofadas e quadros.

Existia um carpete escondendo o taco em escamas de peixe existente. Foi retirado e refeito sinteco com acabamento fosco, valorizando o aspecto natural da madeira.

Projeto assinado pela dupla, com valorização das peças pendentes na sala de jantar e mesa de jogos. As demais peças foram escolhidas embutidas brancas para não terem presença no ambiente.

Sala de estar da MRG

Tapete: Trama Tapetes – Mesa de centro: Finish, by Ronaldo Sasson – Mesa lateral: Finish, by Luia Mantelli
– Luminária de piso: Finish, by Lattoog – Quadros: Artista plástico Kakati –  Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

 

Projeto da MRG com Poltrona: Loft 55, by Zanini de Zanine - Luminária de piso: Artemide para a Dimlux - Mesa lateral: Finish, by Luia Mantelli

Poltrona: Loft 55, by Zanini de Zanine – Luminária de piso: Artemide para a Dimlux – Mesa lateral: Finish, by Luia Mantelli –  Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

Originalmente, as paredes eram revestidas com azulejos azuis, no mesmo tom da banheira que foi mantida. O desejo da cliente era mantê-los.

Desta forma foi sugerida utilização de bancadas e afins em mármore branco e o piso com desenhos retrô na cor azul.

Nas paredes usaríamos um revestimento em porcelanato vertical até meia altura, para podermos substituir as instalações hidráulicas antigas.

No meio da obra, a cliente resolveu não aproveitar mais o azulejo azul original e este foi substituído pelas pastilhas em vidro, que teve que apresentar o mesmo tom dos originais.

banheiro retro da MRG

– Armários: MRG arquitetura – Metais: Empporium Frei Caneca – DECA – Piso: Empporium Frei caneca – Colormix- Revestimento: EKKO Revestimentos – pastilha de vidro Vítrica / porcelanato branco ROCA –  Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

BANHEIRO RETRO DA MRG COM TOQUES RETRO

Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

A cozinha apresenta pouca iluminação natural, portanto foram utilizados de revestimentos claros, com detalhes na parede da bancada em tons quentes, mas mantendo a referência da linha retrô.

Pela cozinha se tem acesso à lavanderia e ao quarto e banheiro de serviço.

COZINHA do projeto da MRG com revestimento do Empporium Frei Caneca

– Armários: Desenhado pela dupla – Metais: Deca, para a Empporium Frei Caneca – Revestimento amarelo: Colormix, para a Empporium Frei Caneca –  Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio

 

quarto da MRG arquitetura com foto de denilson Machado

Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

TAG: MGR Arquitetura