Pequeno apartamento otimizado com integração de espaços.

Em um apartamento de 60m² (77m² com varanda) no Rio de Janeiro, a arquiteta Cyntia Sabat teve um grande desafio pela frente: modernizar todos os cômodos, que continham estruturas, decoração e organização não harmoniosas, e estudar a integração entre a sala e a cozinha.

Ao todo,  sala, cozinha, quarto do casal, quarto do filho, banheiro, área de serviço e um banheiro de empregada, hoje transformado em lavabo para visitantes.

O maior desafio do projeto foi convencer o marido sobre os benefícios em integrar a sala e a cozinha, fazendo com que este espaço fosse ampliado.

 

Apartamento com sala e cozinha integradas.

 

“Fizemos o fechamento da porta da cozinha, que dava acesso ao corredor do prédio, com parede de dry wall do lado de dentro. Foi instalado também um giratório para a televisão, a fim de atender os três ambientes: cozinha, sala de estar e sala de jantar.” Explica Cyntia.

 

Detalhe de decoração, parede revestida com tijolinhos.

 

Apartamento com sala de jantar e cozinha integradas.

 

Apartamento com sala, sala de jantar e cozinha integrados. Televisão com suporte giratório no teto, alcança todos os ambientes.

 

Cozinha integrada com a sala. Televisão com suporte giratório no teto, para poder assistir de todos os ambientes.

 

 

Cozinha pintada de azul e integrada na sala.

 

Cozinha com paredes pintadas em azul.

 

Lavabo estreito , aonde era o quarto de empregada.

 

Como o quarto do casal era muito pequeno, a solução foi colocar um armário espelho próximo à porta, garantindo a amplitude do ambiente. Ao lado da cama há outro armário e, para não colocar muita informação próximo ao leito, há um nicho, que traz leveza e funcionalidade ao espaço. O quarto conta também com uma pequena mesa lateral e um pendente.

 

Aparatamento otimizado , quarto de casal com nicho na lateral da cama.

 

Aparatamento otimizado , detalhe da decoração no quarto com parede de tijolinho.

 

No quarto da criança, um menino de cinco anos, a solução utilizada para esconder o pilar perto da cama foi preencher a parede com marcenaria e nichos. O armário, localizado diante da cama possui nichos para o armazenamento de brinquedos.

Quarto de menino com nicho para os bonecos.

 

Apartamento otimizado, quarto de menino com nicho atrás da cama.

 

Apartamento otimizado, quarto de menino com tv na parede e na lateral da cama.

 

Fotografias: Mario Monteiro

Marcenaria: Idelli 

Cyntia sabat
(21) 98551-3333

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG; Apartamento otimizado