Loft do Empresário Carioca

Um ambiente projetado com as nuances das montanhas do Rio de Janeiro e com alma carioca. Essa é a visão de Cristina Japiassú, arquiteta que assina o espaço ‘Loft do Empresário Carioca’ para a mostra CasaCor 2017. Em 62 m², o ambiente foi criado em homenagem ao maquiador e empresário Fernando Torquatto que, embora seja natural de Santos (SP), há muitos anos vive na Cidade Maravilhosa e assumiu em seu estilo e coração a boemia que paira sobre a cidade.

Nesta edição, uma das propostas da mostra de arquitetura e decoração é resgatar a origem do Rio, o Porto. Lá reside a raiz da cultura fluminense e Cristina traduz isso em seu projeto.

A própria escolha de Torquatto como homenageado, segundo a arquiteta, já mostra esse conceito, pois o santista é um empresário que aposta na renovação do Rio de Janeiro.

 

Loft do empresario Carioca , na Casa Cor Rio. Sala com estante planejada , projeto de Cristina Japiassú.

Em um prédio localizado entre a Baía de Guanabara e o Morro da Providência, com vista para o Cristo Redentor e outros pontos famosos da cidade, a mistura desses elementos resulta em um painel de madeira criado por Cristina.

Para dividir o loft, Cristina Japiassú criou um painel em malta, madeira desenvolvida pela Romanzza, que traz desenhos que se assemelham ao formato triangular do Pão de Açúcar e às velas dos barcos que circulam pela Baía.

Painel criando uma divisória no ambiente da Casa Cor Rio, Loft do empresário Carioca.

 

Cantinho de leitura com luminária de piso, no ambiente da Casa Cor Rio. Loft do empresario carioca em homenagem a Fernando Torquatto.

 

Cozinha planejada , no loft do empresario carioca em homenagem a Fernando Torquatto.

 

Como o espaço é reduzido e possui todos os cômodos de uma casa, Cristina usa tons claros e espelhos alocados em partes específicas do ambiente para dar amplitude. Os espelhos, além dessa função, também entram na composição do conceito. “Os espelhos maiores trazem o Rio de Janeiro para dentro do loft, refletindo a beleza e a alma da cidade no espaço”, explica a arquiteta.

 

Faixa de espelho em cima da cama, sensação de amplitude do ambiente.

 

O projeto mistura uma decoração clássica e contemporânea. A paleta de cores é leve, em tons de cinza claro e nude, com partes pontuais em preto. Alguns adornos mais clássicos como vasos, por exemplo, fazem contrapartida a outros com pegada mais arrojada, como a prancha de Torquatto e fotos autorais do empresário.

 

Quarto em homenagem a Fernando Torquatto, espelho em cima da cama , sensação de amplitude.

 

Loft do empresário carioca, na Casa Cor Rio. Painel vazado usado como divisória .

 

Escada decorativa usada como toalheiro no banheiro. Espaço na Casa Cor Rio.

 

Fotografias: Marcelle Duarte
Armários e cozinha: Romanzza

Cristina Japiassú:  (21)987412762
Instagram: @crisjapiassuarquiteta

Celina Mello Franco
Liliane Abreu
TAG: Casa Cor Rio