A designer Gisela Bentes Simas, criadora da OPD – Original Practical Design, baseada em Londres – nos foi apresentada pela nossa amiga Marta Rocha e, desde então, nos encantamos pelo seu trabalho.
O design de objetos é o foco de Gisela:
Alta qualidade no desenho e no material sustentável; fabricada com tecnologia de última geração o que possibilita o equilíbrio harmonioso entre o aconchegante e o gráfico.
Seus móveis  são sempre surpreendentes. Quanto mais olhamos melhor o conhecemos: gavetas, luminárias e bandejas vão aparecendo sem nos darmos conta. É preciso usar o tato, ela avisa.
Uma das primeiras peças foi a Chaise G: uma estrutura robusta com estofado de couro. As surpresas ficam nas laterais, de onde saem duas bandejas de apoio. E no encosto, com duas luminárias , uma de cada lado, para a leitura.— É minimalista e toda equipada. Gosto disso. Me inspiro muito nos anos 50 e no design escandinavo para desenhar — explica ela.
Poltrona G da opd

Poltrona G

G Chaise de OPD

G CHAISE tem bandejas e luminárias escondidas

 

Gisela é formada em Design de Interiores e, quando mudou para Londres em 2009, especializou-se em Design de Produto e Marcenaria para Mobiliário na Central Saint Martins.

— Amo o artesanal, o atemporal e a madeira. Estas são as minhas maiores características. Uso isso para criar um móvel bonito e sempre bem utilitário, cheio de facilidades para serem descobertas — conta Gisela.

O aparador MS, por exemplo, nasceu assim. Ela percebia que faltava ao móvel a capacidade de guardar pequenos objetos que não podem ser perdidos, mas nunca estão onde se imagina (quem já não se atrasou por estar procurando a chave de casa ou ainda se pergunta por que os chaveiros não têm um bip para avisar onde estão?).

Aparador MS da OPD

Aparador MS

Aparador MS da OPD

A MS tem lugar para as chaves e ainda para as correspondências e outras miudezas fundamentais.

Outra qualidade que ela busca levar para a OPDesign é a tecnologia. Todas as suas peças são marcadas com QR code, onde estão armazenadas as informações do produto. Muitos cortes são feitos a laser para serem perfeitos e ela estuda ao lado de físicos algumas maneiras inusitadas de produzir as  luminárias sem fios, como a Toti, que funciona por indução eletromagnética.

Luminária Toti da OPD

Luminária Toti que funciona por indução eletromagnética

 

 

João Caetano, do Arquivo Contemporâneo, lembra como conheceu Gisela. Foi há dois anos. Ela o procurou para apresentar seus móveis e ele, imediatamente, notou o potencial da designer.

— Gisela me trouxe um trabalho com uma maturidade incrível. Tudo feito de maneira muito cuidadosa, cheia de zelo no acabamento e com olhar atento à funcionalidade. Ela pensa até na embalagem, e isso valoriza muito o produto — elogia João.

Mesa de centro Dadá de Gisela Simas OPD

Mesa de centro DADÁ, fabricada pela ELON

Luminaria Kiki da OPD

Luminária Kiki

 

Em setembro de 2016, a OPD  participou da feira 100% Design, a maior do Reino Unido e uma das mais importantes do mundo. E também marcou presença no evento de abertura do extraordinário London Design Museum, recentemente inaugurado em novo prédio em Kensington, Londres.

porta controle remoto da OPD

Para controle remoto

 

Luminária Império da OPD

Luminária Império

 

Luminárias de parede Ipanema

Luminárias de parede Ipanema

 

Este ano, a OPD foi convidada a participar de dois dos mais prestigiados eventos do calendário de Design italiano: a Feira de Design de Milão e  a Biennale de Veneza.

Revisteiro MR da OPD

O revisteiro MR tem proteção de vidro para o apoio de copos

De 16 a 30 de  setembro, ela dividirá espaço com o internacionalmente premiado Jader Almeida, no London Design Festival.

— ” Gisela tem um trabalho coerente, do desenho aos materiais escolhidos. As formas são bem resolvidas, com proporções bem definidas e equilíbrio. Ela não peca pelo excesso, como acontece muitas vezes”  — declara Jader.

As peças são produzidas em Portugal pela respeitada SPSS, cuja clientela inclui Álvaro Siza. Desde o ano passado, a fábrica Portuguesa também é responsável pela exportação das peças para os países europeus como Espanha, França e Suíça.

Luminária Calder, da OPD

Luminária Balance, inspirada no escultor Alexander Calder

No Brasil a OPD tem como sua principal parceira a ELON Design, localizada em Petrópolis (Rio de Janeiro). A mais recente conquista da OPD foi a assinatura do contrato com a O/M, empresa especializada em iluminação e  que assina o extraordinário projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A O/M ficará encarregada de desenvolver o projeto da luminária BALANCE, inspirada no escultor americano Alexander Calder. (para ver a matéria sobre Calder, clique aqui)

Cadeira Carioca, com espaço para revistas da OPD

Cadeira Carioca, com espaço para revistas

Luminária de parede Chelsea da OPD

Luminária de parede Chelsea

Conheça todas as peças da Gisela no seu site:

www.originalpracticaldesign.co.uk

 

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

 

Tag: OPD