Eu estava passeando pela internet, assim disfarçando,  na tentativa de encontrar uma matéria legal pro Conexão Décor.

Me deparei com esse site incrível sobre  mobiliários urbanos! Cada um mais arrojado que o outro!

Também, pudera, pois pelo que pude ler, a maioria do mobiliário urbano pelo mundo foi criado por designers famosos e incensados !

E se ainda não são famosos e incensados, já já o serão!

O termo “Mobiliário Urbano” é auto explicativo, concordam?

Mas ainda assim roubei uma pequena definição do wikipédia que diz assim: Mobiliário Urbano é o termo que designa os objetos e equipamentos instalados nas ruas e estradas para diversos propósitos.

E será  exatamente nesses  “diversos propósitos” que vou me agarrar com unhas e mobiliários pra escrever essa matéria pra vocês.

Todos nós sabemos que as cidades são pensadas para os carros em primeiro lugar e para as pessoas em vigésimo lugar!

Se você quiser provar isso por si mesmo, tiver espírito aventureiro e gostar de adrenalina, é  só dar uma pequena volta com a sua bike fora da ciclovia!

Emoção pura!

Dentro dessa perspectiva de mobiliários para a comunidade esbarrei com a palavra “parklet”  e qual não foi minha enorme e agradável surpresa quando descobri que sempre amei  os “parklets”!

Você também deve amá-los.

Parklets  são essas intervenções urbanas que pensam a cidade como um lugar  agradável para o encontro de pessoas…unindo vários motivos.

Um delicioso foi feito no Leblon, em parceria com a Satrapia e a iniciativa passou-se a chamar de “Parada Carioca – Cidade para Pessoas”

 

Parklet Fredo - Parada Carioca - Leblon - R.J. - Projeto Arquiteto Cadu da Paz mobiliário urbano

Parklet Fredo – Parada Carioca – Leblon – R.J. – Projeto Arquiteto Cadu da Paz

 

mobiliário urbano no Canadá

Esse parklet é no Canadá. Vejam se não é um relax total ! Vontade de ir pra lá só pra aproveitar…

Agora,  depois de devidamente relaxados  nesses “parklets”  ma-ra-vi-lho-sos,  vamos seguir viagem  para conhecermos mais um pouquinho de mobiliários urbanos que estão aí pelo mundo!

 

Mobiliário Urbano

Esse bicicletário em forma de pente abusou do direito de ser simpático! Tem mais fôfo?!

 

Mobiliário Urbano

“The Rolling Bench”! Depois da chuva, você vira a manivela e pronto…a parte seca do banco vai pra cima!

 

 

Mobiliário Urbano

Isso é arte pura, vocês concordam? Essas mãos “apoiando o banco”? Arte!

 

Obras de verdadeiros gênios do design e da arquitetura abençoados pela criatividade e pela ousadia e que estão ali, bem no meio de uma calçada, de um parque, num ponto de ônibus nos tirando da mesmice e  nem nos damos conta e infelizmente são muito grandes  pra gente pegar colocar na bolsa e levar pra casa! … Infelizmente! Mas que dá vontade dá!

 

Mobiliário Urbano

Designers Tejo Remy & René Veenhuizem –
Reef Benches
Ano de 2009, essa dupla de designers alemães criaram esse banco para uma high school na Holanda pensando em “relaxamento e criatividade”!
Quem não relaxa ?!

 

Mobiliário Urbano

Designer Jangir Maddadi
“The Union Family “
O genial desse banco é que você tem uma visão de 360º no seu entorno.
O escritório dele é na Suécia mas vou colocar essa última foto aqui embaixo pra vocês verem porque valeria a pena uma visita ao bureau do Jangir Maddadi…

 

Mobiliário Urbano

Outro foto da linha “The Union Bank ” de Jangir Maddadi

 

“The Union Family quebra os limites do design tradicional do banco público. Cada peça desta coleção segue o impulso do designer Jangir Maddadi.

Conceber um espaço público ou privado com produtos da Família União promete a assinatura JMDB curvatura orgânica e uso criativo de materiais, personalizados para atender às suas necessidades.

Estes bancos são criados para dar aos seus usuários a liberdade de sentar e socializar em um ambiente confortável. Qualidade, força, beleza absoluta e a imaginação da JMDB dão à Família União sua própria identidade.”

 

Patricia

Tag: Mobiliário Urbano